masculinidade

biblica

.com

Não seja um cesto para fofoca

A fofoca é um pecado contra o Nono Mandamento da Lei do Senhor. Assim, a fofoca deve ser repudiada, combatida e não promovida. E existe um tipo de fofoca fruto da árvore da mágoa. Pessoas magoados nos procuram para nos usar como cesto para fofocas onde querem depositar informações, impressões sobre alguém que lhes ofendeu. Talvez sem perceber, o que fazem é uma fofoca que não promove a honra e a reputação do próximo.

E outros podem fazer por maligno objetivo de vingança. Como homem cristão não aceite ser transformado em um cesto para fofocas alguma, especialmente, as produzidas por mágoas.

Dou as seguintes dicas para evitar isso:

Dica 1: Pergunte o motivo e objetivo do compartilhamento da informação.

Sugiro as seguintes perguntas:

Fulano, qual o motivo e objetivo para vc compartilhar esse assunto comigo? É amor por Sicrano, é pedir minha ajuda para saber como tratar com ele, ou, apenas para falar mal dele?

a. Se a resposta não for “estou magoado e quero falar mal dele”, sugiro que você diga: Se Fulano ofendeu você, então, já tratou ele conforme o mandamento de Mt 18.15-20?

Se não tratou, oriento vc a cumprir esse mandamento. E me busque apenas para dizer o bom resultado da conversa, ou, para eu ajudar você a buscar fulano conforme o mandamento do Senhor

Deixe claro a essa pessoa que você só pode continuar ouvindo sobre o ocorrido, se o motivo e objetivo dele for cumprir a Palavra de Deus em Mateus 18. Orem juntos para que a suposta parte ofensora se arrependa.

b. Se o objetivo do compartilhar não for cumprir o mandamento, então, com amor diga: “Se seu desejo não é cumprir o mandamento de Mateus 18. Por isso, não me interessa ouvir as suas queixas sobre fulano. Trate seu coração, pois, ele não deve ser o terreno na árvore da mágoa que está frutificando a fofoca e outros pecados abomináveis. Pegue o machado da Palavra e derrube essa árvore”.

Nesse ponto, o seu trabalho é levar o queixoso ao arrependimento, por isso, caso ele permita, leiam juntos Efésios 4.25-32. Exorte-o a viver como um novo homem e filho amado de Deus. Depois, chame-o a orar rogando o amor, a graça e a força do Senhor, para o cumprimento dos deveres de busca, perdão e reconciliação entre os supostos ofendido e o ofensor.

Dica 2: Seja humilde em todo tempo e disposto a ajudar a solucionar o pecado.

Somos miseráveis pecadores passivos a esse tipo de fofoca. Então, humildade. Deixe claro ao seu irmão que sempre estará disposto a dar a ele orientações bíblicas e ajudá-lo a derrubar a árvore da mágoa. Mas, nunca disposto e ser um cesto para os frutos dela.

Que o Senhor conceda a você graça e paz.

Compartilhe!

Deixe um comentário