masculinidade

biblica

.com

Episódio 06 – O que lhe fez desperdiçar seu tempo em 2021?

Essa é uma daquelas perguntas que não queremos responder, porque provavelmente a resposta revelará quais são os nossos ídolos.

E aqui precisamos dizer que tal como em Atenas nos dias de Paulo, temos à nossa disposição ídolos de todos os tipos para roubar o nosso tempo. E infelizmente, em questões como essas, o Brasil está na liderança.

O Brasil está em segundo lugar entre os países que mais utilizam redes sociais. A média é de quase 5 horas por dia.

A isso podemos acrescentar as horas gastas com pesquisas no Google, os milhares de filmes e séries à nossa disposição e os jogos que roubam nosso tempo facilmente. Dormimos e acordamos com esses ídolos que nos fazem desperdiçar o tempo que Deus nos concedeu.

É assustador pensar que facilmente podemos dedicar mais de 7 horas por dia com coisas banais.

Mas imaginemos a situação de alguém que gasta um tempo menor que a média. Alguém que desperdice cerca de três horas por dia. No final do ano terá perdido, 1095 horas. 

Como você pode notar nossa reclamação de que não temos tempo para ler as Escrituras, para orar e para ler bons livros ou outras atividades edificantes, não é verdade. O problema é o desperdício. Em geral temos uma vida desorganizada e não usamos o tempo com base em prioridades. Mas buscamos prazer, consolo e descanso imediato nessas coisas.

Eu já identifiquei de que modo meu tempo em 2021 foi perdido. E você?

  • O que lhe fez desperdiçar mais tempo em 2021? Responda com sinceridade.
  • O que você pretende fazer quanto a isso em 2022?
  • Você está disposto a cortar radicalmente o que lhe faz perder tempo?

 

Minha sugestão é que você:

  • Identifique o que lhe faz desperdiçar tempo, organize seu tempo com base no que é prioritário e então leve a sério as resoluções tomadas;
  • Imagine o quanto você pode crescer e se tornar mais útil se organizar melhor o seu tempo. Focando naquilo que é edificante para você e o próximo e que resulte na glória de Deus.
  • Portanto, medite, ore e faça algo a respeito.

 

Espero que o Senhor te conceda sabedoria e coragem para tomar as medidas corretas. E que Ele abençoe seus esforços.

Compartilhe!

Deixe um comentário