masculinidade

biblica

.com

Episódio 07 – Você foi um servo útil e fiel em 2021?

No episódio anterior lhe encorajei a identificar e examinar-se quanto àquilo que lhe fez desperdiçar seu tempo em 2021.

Este exame se torna necessário porque como homens cristãos somos chamados para servir a Deus, servindo nossa família, à igreja e à sociedade na qual estamos inseridos e este serviço demanda tempo, tanto em termos de preparação para melhor servir, quanto em termos de sua execução.

Cada homem cristão precisa ver a si mesmo como um servo de Deus. Como alguém a quem Deus confiou certas responsabilidades, concedeu certos recursos e dons e a quem um dia pedirá contas.

Ou seja, em cada posição que Deus colocou você, seja como filho, esposo, pai, membro ou oficial da igreja, ou no seu trabalho, você se encontra em tal posição como servo de Deus. Não há como fugir, você é um servo. Mas a grande pergunta é esta: você é um servo útil e fiel ou inútil e infiel?

Peço medite sobre as seguintes questões:

  • Se você é solteiro, teoricamente deveria ter mais tempo para servir. Mas sua vida tem sido útil? Frutífera? Ou você tem vido de forma egoísta, apenas para seus estudos, trabalho ou entretenimento? De que formas você serviu sua família em 2021? Você serviu algum membro da igreja (por exemplo em uma mudança, limpeza ou coisa parecida);
  • Se você é casado, de que formas você serviu sua esposa em 2021? Você usou seu tempo para instruí-la em Cristo? Em algum momento deu-lhe descanso ficando com as crianças, ajudando com alguma tarefa do lar? Você lhe ofereceu seus lábios, ouvidos e mãos?
  • Se você é pai, de que formas você serviu seus filhos em 2021? Suas obrigações não estão restritas a oferecer, comida, roupas e educação. Você lhes ofereceu instrução preventiva ou corretiva? Você orou por especificamente por eles? Você lhes ofereceu sua atenção?
  • Se você é membro da igreja de que formas você serviu a seus irmãos em Cristo em 2021? Você se dispôs a ajudar quem precisou de ajuda? A encorajar os desanimados? A corrigir os que erram na vida ou doutrina? Você foi fiel em suas contribuições para que houvesse recursos para o trabalho diaconal?

 

Eu poderia continuar falando àqueles que são oficiais da igreja, ou sobre nosso serviço junto à sociedade. Mas creio que você entende o espírito da pergunta. Você foi um servo útil e fiel em 2021?

Imagine se estivessem reunidos em um grande salão, seus pais e irmãos, se é casado, sua esposa e filhos, os membros da igreja onde congrega, seus vizinhos, seus colegas de trabalho e outras pessoas com quem você convive. E então fosse pedido a elas que se colocassem de pé todas as pessoas que entenderam que você foi um instrumento de Deus servindo-as de alguma forma. Quantas pessoas se levantariam? Quantas dariam graças a Deus por sua vida.

Medite sobre isso. E que o Senhor te conceda graça e paz.

Compartilhe!

Deixe um comentário