masculinidade

biblica

.com

Episódio 09 – Você se tornou um marido mais parecido com Cristo em 2021?

Esse tipo de pergunta deve ser feita frequentemente por maridos cristãos. Isso porque, um dos objetivos do casamento é apontar para o relacionamento de Cristo com Sua Igreja.

Cristo é o marido perfeito a quem todos os maridos cristãos devem imitar. Por isso, o Espírito Santo nos ensina em Efésios 5 que os maridos salvos em Cristo, devem amar sua esposa como Cristo amou a igreja.

Esse amor requer que o marido se entregue sacrificialmente ao serviço à esposa, buscando sua santificação por meio da palavra de Deus, cuidando de suas necessidades e protegendo-a de perigos físicos e espirituais.

O marido deve amar como Cristo, sacrificar-se e servir como Cristo, proteger e cuidar como Cristo, falar e pastorear como Cristo. Como cristão deve ser um imitador de Cristo, de modo que sua forma de tratar a esposa aponta para Cristo. E isso, é evangelização.

Portanto, cada marido deve se perguntar:

  • Estou mostrando amor sacrificial à minha esposa? Eu coloco acima dos meus interesses particulares o do meu entretenimento o bem físico, emocional e espiritual de minha esposa?
  • Estou pronto a ajudar com as tarefas do lar quando ela está cansada ou doente?
  • Estou cuidando para que ela seja instruída todos os dias pela Palavra de Deus?
  • Eu a conduzo com fidelidade ao culto solene no dia do Senhor?
  • Eu a corrijo com amor visando sua santificação?
  • Eu a protejo de perigos como secularismo, consumismo e feminismo?

 

Como disse John Bunyan: será que minha esposa pode dizer que Deus lhe deu não apenas um marido, mas um marido que é uma pregação diária de como Cristo trata sua igreja?

Cristo é o marido perfeito, mas nós não somos perfeitos. Como então podemos seguir esse alto padrão que nos foi designado?

Em primeiro lugar você precisa ser salvo em Cristo. Precisa ter sido unido a Cristo em sua morte e ressurreição. Mas depois disso, você precisa estar seguindo a Cristo no caminho da santificação. Deve se empenhar em imitá-lo.

Então precisa verificar as seguintes questões:

  • Quanto tempo do seu dia você passa com Cristo?
  • Você está buscando conhecê-lo?
  • Ele é alvo de seus interesses? De seus estudos? De suas meditações?

 

Lembre-se quem realmente Cristo é para você, determinará o tipo de marido que você será para sua esposa.

Medite sobre isso. E que o Senhor te conceda graça e paz!

Compartilhe!

Deixe um comentário